Winners and losers

“Os cães ladram e a caravana passa”

— Ditado árabe

Como é difícil perder. Mais difícil ainda é extrair um aprendizado com uma eventual derrota. Mas é exatamente isso que os vencedores fazem: de cabeça erguida após uma derrota eles olham com frieza para o resultado e focam sempre no que poderiam ter feito para virar o jogo, e jamais reclamam do que fizeram contra eles para que eles tivessem sofrido uma derrota.

Não entendeu? É simples, vencedores não são vítimas circunstanciais nunca. Mesmo quando derrotados eles sabem que a culpa pela derrota é unica e exclusivamente deles. Enquanto os perdedores se lamentam, reclamam, culpam as sazonalidades por conta de uma derrota, vencedores sabem que poderiam ter ganho o jogo se tivessem tido uma atitude diferente e superam a derrota com uma analise fria do que deveriam ter feito.

Deste modo, vencedores nunca são feitos, eles se fazem. Vencem a si mesmos antes de vencer os outros. Na outra ponta os perdedores são feitos, sempre! A culpa nunca é deles, e eles sempre vêem alguém como responsável pela sua fraqueza. Não é por acaso que dizem os árabes: “Os cães ladram e a caravana passa”.

 

Esta entrada foi publicada em Textos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Responses to Winners and losers

  1. Arlinda disse:

    Tudo a ver comigo hoje …

Deixe um comentário